quinta-feira, 3 de maio de 2012

Fortaleza 0x2 Grêmio - Copa do Brasil 2012


Fora de casa, Grêmio vence Fortaleza e encaminha vaga na Copa do Brasil

Marcelo Moreno e Marco Antonio marcam os gols que deixam o Tricolor
em ótima vantagem para avançar às quartas de final da competição


Jardel, gols e vitória andavam de mãos dadas com o Grêmio na década de 90, e a presença do ex-jogador de 38 anos, no treino de terça-feira e para assistir ao jogo contra o Fortaleza na noite desta quarta, parece ter inspirado o Tricolor. A equipe gaúcha não tomou conhecimento do time cearense e venceu por 2 a 0, no Presidente Vargas, o jogo de ida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, conquistando ótima vantagem para a segunda partida.


Marcelo Moreno gol Grêmio (Foto: LC Moreira / Futura Press)
Marcelo Moreno (E) abriu o caminho para a vitória do Grêmio 
Atacante como Jardel, Marcelo Moreno voltou ao time e fez um dos gols da vitória - Marco Antonio, autor de uma pintura, deu números finais à partida. O Grêmio agora pode perder até por um gol de diferença que garante vaga nas quartas de final. O Tricolor cearense precisar vencer por dois ou mais gols para avançar na competição. O jogo de volta será na próxima quarta-feira, às 22h, no Olímpico - o adversário na próxima fase sai do confronto entre Bahia e Portuguesa.

Grêmio impecável no início
Fora das finais do Campeonato Gaúcho, o Grêmio agora se dedica apenas à Copa do Brasil. O Fortaleza, por sua vez, volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o arquirrival Ceará às 16h, no Presidente Vargas, na primeira partida da decisão do Cearense;.
Em busca da recuperação após a derrota por 2 a 1 no Gre-Nal de domingo, resultado que o tirou da decisão do Campeonato Gaúcho, o Grêmio adotou o discurso da cautela diante do Fortaleza. O respeito era tanto que até a pressão da torcida no PV foi citada. Mas não foi o que se viu na prática.
Fortaleza x Grêmio, pela Copa do Brasil (Foto: Natinho Rodrigues / Agência Diário)Geraldo não impediu derrota do Fortaleza
Intensa troca de passes, aproximação de jogadores e marcação no campo de ataque surpreenderam o time anfitrião, invicto há quase um mês. Foi assim que Léo Gago cruzou da esquerda, Marcelo Moreno teve tempo e espaço para dominar, chutar e vencer o goleiro João Carlos: 1 a 0 aos 11 minutos.
E nem deu tempo de o Fortaleza respirar. No lance seguinte à saída de bola, o Tricolor gaúcho voltou ao ataque. Edilson levantou da direita, e Marco Antonio fez um golaço: bateu de primeira, no ar, após dar uma espécie de pedalada. O 2 a 0 murchou o público local.
Àquela altura, as mudanças de Luxemburgo se revelaram acertadas. Ele sacou Gabriel e Bertoglio, apostando em Edilson e Moreno, respectivamente. Naldo substituiu o suspenso Gilberto Silva. O Fortaleza entrou em campo com seu time titular.
Expulsão aumenta pressão
O panorama do jogo mudou no segundo tempo. Buscando diminuir a desvantagem, o Fortaleza partiu para o ataque. O maior volume de jogo demorou para se transformar em produção ofensiva. Só aos 14 minutos Esley conseguiu chutar cruzado e obrigar Victor a boa defesa. A pressão aumentou após a expulsão de Pará, aos 17 - ele levou o segundo cartão amarelo por falta em Cleo. O atacante, no minuto seguinte, perdeu ótima chance na pequena área. Jaílson, aos 25, cabeceou com perigo.
Demorou para a providência de Luxa aumentar o poder defensivo do Grêmio. Ao sacar André Lima e mandar Saimon a campo, o treinador recompôs o sistema: Vilson, que havia entrado no lugar do lesionado Werley, foi para o meio, e Léo Gago, para a lateral esquerda. Ainda deu tempo para Rafinha fazer fila, mas chutar para fora. E para Victor, aos 39, fazer grande defesa em chute de Cleo.
Mesmo com a derrota, a torcida da casa não vaiou a equipe nordestina. Em reconhecimento ao desempenho do time, principalmente no segundo tempo, os torcedores aplaudiram os jogadores na saída de campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário