sexta-feira, 13 de abril de 2012

Grêmio 3x1 Caxias - Gauchão 2012

Miralles faz golaço e Grêmio bate algoz Caxias no Olímpico

Time de Luxemburgo se classifica com a segunda melhor campanha geral da Taça Farroupilha e encara o Ypiranga nas quartas


Aos pedaços, com ao menos sete desfalques e sem a principal dupla de ataque, o Grêmio usou o domingo de Páscoa como inspiração e viveu uma tarde de renascimento no Olímpico. Venceu o Caxias por 3 a 1, pela rodada final da Taça Farroupilha, com gols de jogadores antes renegados e que ganharam nova chance com a série de baixas.
A volta por cima mais emblemática é de Miralles, autor do primeiro gol, em conclusão de muita categoria. Xodó da torcida e alvo de críticas dos técnicos, o argentino por pouco não deixou o clube por falta de empenho nos treinos. Naldo e André Lima, também com histórias de idas e vindas, completaram o placar e igualmente ressurgiram para o técnico Vanderlei Luxemburgo.
Miralles comemora gol pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio)
Miralles comemora gol pelo Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio)


O resultado, no entanto, não foi o suficiente para dar ao Grêmio a melhor campanha do segundo turno. Ficou em segundo, com 18 pontos, um atrás do Inter. No próximo domingo, o time de Luxemburgo enfrenta o Ypiranga, no Olímpico, em partida única, válida pelas quartas de final. Empate nos 90 minutos leva a definição para os pênaltis. O Caxias, que havia tirado o Grêmio na semifinal da Taça Piratini, acabou levando o troco e foi eliminado. No entanto, como venceu o primeiro turno, já está garantido na decisão do título do Gauchão 2012.
Antes do jogo, homenagem a Pavilhão
A tarde de Páscoa foi de homenagens a Airton Pavilhão, ex-zagueiro do Grêmio que morreu na última semana. Primeiro, os jogadores entraram em campo com uma camisa especial alusiva ao ex-jogador. Estreando após festa de lançamento na última segunda-feira, com participação de ex-BBBs, o uniforme também trouxe o nome do ídolo acima da numeração.
Homenagens do Grêmio a Airton Pavilhão (Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio)Homenagens do Grêmio a Airton Pavilhão
Cheio de desfalques, com sete jogadores entregues ao departamento médico ou em recuperação física, Vanderlei Luxemburgo defendia um time mais "feinho" durante a semana, preconizando humildade e mais cuidados defensivos. Mesmo colocando em campo três atacantes - Bertroglio, Miralles e André Lima -, confirmou a tática, preferindo esperar os avanços do Caxias.

Miralles ressurge em 13 minutos
O Caxias teve o domínio da partida no início e criou as melhores chances. Aos 12, Victor precisou salvar chute forte de Wangler.
Mas a resposta do Grêmio aconteceu no minuto seguinte, num contragolpe fatal. Jogado ao ostracismo, convidado a procurar outro clube, Miralles aproveitou o domingo de Páscoa para ressurgir. Após lançamento de Bertoglio, invadiu a área, passou pelo zagueiro e colocou a bola no ângulo, fazendo um golaço.
O revés não acomodou nem perturbou o Caxias. Pelo contrário, o time da Serra seguiu assustando, sempre atacando com muitos jogadores abertos pelas pontas. O Grêmio, no entanto, primava pela objetividade. Aos 24, só não ampliou porque Paulo Sérgio fez milagre em cabeçada de André Lima. Aos 34, não houve jeito. Em cobrança de falta de Léo Gago pela direita, Naldo subiu mais alto que os marcadores na área e cabeceou forte, sem defesa. Descartado do time titular após falhar diante do River Plate-SE, pela Copa do Brasil, o zagueiro repetiu Miralles e reapareceu ao olhos de Luxemburgo.
André Lima comemora gol do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio)André Lima terceiro comemora gol do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio)
Ainda havia tempo para uma nova reconciliação, para mais um acerto de contas. E em grande estilo. Após jogada toda tramada pelo trio ofensivo lançado por Luxa, iniciada por Miralles e seguida por Bertoglio, André Lima driblou o goleiro e definiu o 3 a 0. Assim como os outros dois artilheiros da tarde, o "Guerreiro Imortal" viveu tempos de anonimato, chegou inclusive a treinar em separado enquanto procurava clube. Agora, virou solução.
- Todos sabem do meu potencial, é só ter sequência de jogo. Espero dar conta do recado - afirmou André Lima.
Naldo no jogo do Grêmio contra o Caxias (Foto: Lucas Uebel/Divulgação/Grêmio)Autor de um gol, Naldo domina a jogada no
Olímpico
E como deu conta. Tanto que, no segundo tempo, o Grêmio tratou apenas de administrar. Protagonistas na construção do placar, Bertoglio e Miralles foram substituídos logo nos primeiros minutos. O time acabou relaxando e praticamente assistiu a Rafael Santiago diminuir, em bonito chute de fora da área, aos 19 minutos.
Logo depois, aos 24, novamente a zaga apenas observou o ataque do Caxias tramar envolvente jogada. Rafael Ueta, outro que a exemplo de Santiago entrara no segundo tempo, finalizou rente ao poste de Victor, que sequer esboçou movimento. Uma reação tardia, que não foi capaz de tirar o brilho de uma tarde de redenção tricolor. A Páscoa foi generosa com Miralles, Naldo e André Lima. E os torcedores, aliviados com tantas lesões, só têm a agradecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário