sexta-feira, 2 de março de 2012

Grêmio 1(4)x1(5) Caxias - Gauchão 2012

Na estreia de Luxa, Grêmio perde nos pênaltis e é eliminado


Depois de assistir ao Gre-Nal e de comandar treinamentos em apenas três dias, Vanderlei Luxemburgo estreou como técnico gremista na tarde deste domingo. Sem sucesso. No Estádio Centenário, em Caxias do Sul, houve empate por 1 a 1 no tempo normal. Mas, nos pênaltis, o Caxias venceu por 5 a 4, classificando-se para a final do primeiro turno do Campeonato Gaúcho.
Quem conquistar o primeiro turno garante presença na grande decisão do estadual, ficando à espera do campeão da Taça Farroupilha. Se o mesmo time ganhar também o segundo turno, assegura o troféu do Gauchão 2012 de forma antecipada. Com isso, Grêmio e Inter, dois maiores times do estado, lutam por uma vaga na decisão do campeonato - ou seja, já se sabe que não haverá Gre-Nal na final do Gaúcho.
kleber grêmio caxias (Foto: Wesley Santos / PressDigital)Kleber se movimentou bastante e marcou o gol gremista (Foto: Wesley Santos / PressDigital)
Equilíbrio
E a troca proporcionou uma variação tática. Em vez do 4-4-2 com o meio-campo em losango - sistema dos últimos jogos de Caio Júnior, da vitória no Gre-Nal com o interino Roger Machado, e do primeiro treino tático de Luxemburgo - a equipe se distribuiu no 4-4-2 quadrado, bem brasileiro.Léo Gago, gripado, resolveu tomar remédios sem orientação dos médicos gremistas, e obrigou Luxemburgo a retirá-lo da convocação, sob risco de flagrante no exame antidoping. Sem ele, o técnico estreante escalou Marquinhos, recuperado de lesão.
Marquinhos e Marco Antonio foram os meias, protegidos pelos volantes Fernando e Souza. Uma formação mais ofensiva que combinou com o estilo não menos agressivo do Caxias, sistematizado pelo técnico Paulo Porto em uma espécie de 4-3-3 com marcação adiantada, graças à movimentação do meia Wrangler em apoio à dupla Caion e Vanderlei.
Mesmo assim, foram poucas as chances de gol. Mais impetuoso, o Caxias insistiu principalmente com Vanderlei, acionado pelo chão ou em cruzamentos altos - obrigando Victor a pelo menos três boas intervenções. No Grêmio, Kleber e Marcelo Moreno esforçaram-se, mas o goleiro Paulo Sérgio trabalhou bem menos que o camisa um adversário.
Luxemburgo grêmio caxias (Foto: wesley Santos / PressDigital)Luxemburgo estreou pelo Grêmio em Caxias do Sul (Foto: Wesley Santos / PressDigital)
Igualdade
No segundo tempo, a qualidade técnica apresentada na etapa inicial despencou. Acumularam-se erros, alguns bisonhos. E o maior responsável pela queda de nível foi o Caxias, sem a mesma insistência ofensiva de outrora.
Coube ao Grêmio, portanto, beneficiar-se disso. Aos 17, graças à movimentação de um lado a outro, Marco Antonio ingressou livre pela direita e cruzou na pequena área. De primeira, Kleber fez 1 a 0 - foi o sexto gol do Gladiador na temporada.
Nos minutos finais a disputa se acirrou, com acúmulo de faltas e consequentes cartões amarelos. Na cobrança de uma dessas infrações, aos 39, o Caxias chegou ao empate com Marcos Paulo, que saltou entre os zagueiros Naldo e Gilberto Silva para levar a semifinal aos pênaltis: 1 a 1, placar final, decisão nos pênaltis.
Pênaltis
Kleber abriu a série pelo Grêmio, fazendo 1 a 0; Mateus empatou para o Caxias; André Lima, que entrara no segundo tempo, fez 2 a 1; e Michel igualou tudo novamente; Gilberto Silva manteve o aproveitamento em 100% nas cobranças; Fabinho fez o mesmo, cravando 3 a 3. Na quarta cobrança, entretanto, Marco Antonio foi parado pela defesa de Paulo Sérgio. E Paraná inverteu o placar: 4 a 3 para o Caxias. Fernando empatou novamente, mas o goleiro Paulo Sérgio, venceu Victor na cobrança, determinando os 5 a 4 que levam o Caxias à decisão da Taça Piratini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário