quarta-feira, 28 de março de 2012

Cruzeiro 2x1 Grêmio - Gauchão 2012

Grêmio vence jogo tumultuado e chega à sexta vitória consecutiva

Time derrotou rival com gol de pênalti no último minuto da partida, que gerou confusão e até uso de gás de pimenta em campo


Os bons números de Vanderlei Luxemburgo no Grêmio ganharam mais um capítulo na noite deste domingo, diante do Cruzeiro-RS, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Depois de um jogo muito tenso, o Tricolor gaúcho venceu por 2 a 1 com um pênalti polêmico nos últimos minutos da partida. Fernando e Marcelo Moreno marcaram para o Grêmio e Davidson fez o gol do Cruzeiro.

A partida foi marcada por uma confusão nos minutos finais. Depois da marcação do pênalti que definiu o placar, jogadores do Cruzeiro cercaram árbitro e auxiliar e foram contidos pela Brigada Militar. Na confusão, um policial chegou a jogar spray de pimenta no rosto do volante Alberto.
Fernando comemora gol contra o Cruzeiro-RS (Foto: Grêmio/Divulgação)
Fernando comemora o primeiro gol do jogo contra o Cruzeiro-RS 
Dentro do campo, o Grêmio já chega a oito jogos de invencibilidade, com 22 gols marcados e apenas oito sofridos. E Luxa segue sem saber o que é derrota. Com o resultado, o Grêmio soma 12 pontos e abre distância na liderança do Grupo 2 da Taça Farroupilha. O Cruzeiro segue com cinco pontos e diminuiu as chances de classificação.
Marcelo Moreno no jogo contra o Cruzeiro-RS (Foto: Grêmio/Divulgação)
Marcelo Moreno decidiu o jogo nos minutos finaisda partida 
O jogo

Com Facundo Bertoglio mais uma vez entre os titulares, no lugar do lesionado Marco Antônio, o Grêmio iniciou a partida com uma formação ofensiva. Com a bola, o argentino se somava a Kleber e Marcelo Moreno e formava um trio ofensivo sempre insinuante.
Mas o primeiro gol da partida não saiu dos pés de nenhum atacante. Aos nove minutos, depois de falta sofrida por Kleber, o volante Fernando pegou a bola e a colocou debaixo do braço. Na cobrança, o jogador colocou com muita qualidade, por cima da barreira, sem chances para o goleiro Fábio. Foi o terceiro gol do jogador de marcação nos últimos quatro jogos.
A resposta do Cruzeiro veio logo em seguida e na mesma moeda. Depois de falta cometida por Gilberto Silva, que foi advertido com cartão amarelo, Alberto bateu colocado e a bola explodiu na trave. O goleiro Victor nem se mexeu.
 Depois das duas belas cobranças em sequência, o jogo caiu um pouco a passou a se concentrar no meio-campo. Mesmo com a vantagem no placar, o Grêmio não apresentou uma superioridade tão notória quanto a encontrada nos últimos jogos do Gauchão. O Cruzeiro não era pressionado e chegava com algum perigo na frente.
O Grêmio só voltou a chegar com força aos 26 minutos. Após cruzamento na área, Bertoglio apanha a sobra e a bola explode na zaga. Na cobrança de escanteio, Moreno tocou no primeiro poste a bola passou raspando. A resposta do Cruzeiro foi quase imediata. Aos 30 minutos, depois de cobrança de falta, Abuda tocou de cabeça para o chão e o goleiro Victor salvou o Grêmio.

Segundo tempo do


Se na primeira etapa a vantagem foi do Grêmio, o segundo tempo foi todo do Cruzeiro. Durante quase todo o tempo, a equipe da zona norte de Porto Alegre teve a posse de bola e buscou o gol de empate.

A insistência do Cruzeiro, porém, não se transformava em chances claras. Tanto é que a melhor oportunidade foi promovidade por um jogador do Grêmio. Aos 17 minutos, após cruzamento da direita, o lateral Gabriel tocou contra o patrimônio e obrigou Victor a fazer uma linda defesa.

A situação do Grêmio ficou ainda pior quando Kleber sofreu falta dura e teve de ser substituído por Marquinhos. A partir daí, o Cruzeiro alugou o campo do Grêmio e não deixou o Tricolor criar mais nenhuma chance de gol. O maior volume se transformou em gol aos 38 do segundo tempo. Depois de cobrança de falta, Davidson, que acabara de entrar, tocou muito bem de cabeça e venceu Victor.

Depois do gol de empate, o Grêmio despertou. Passou a pressionar e chegava com perigo. Em duas oportunidades dentro da área, o lateral Pará quase marcou. E foi aí que surgiu o lance mais polêmico da partida. Léo Gago arriscou o chute, a bola bateu na mão do zagueiro e sobrou livre para Leandro. O atacante, na cara do goleiro, tocou por cima, mas alertado pelo auxiliar, o árbitro Leandro Vuaden voltou o lance e marcou o pênalti.

O tumulto estava formado. Jogadores cercaram árbitro e auxiliar e a Brigada Militar entrou no gramado. Na confusão, um policial jogou spray de pimenta no rosto do volante Alberto.

Com a bola na marca da cal, Marcelo Moreno ignorou a confusão e bateu bem, rasteiro, para vencer o goleiro Fábio. Logo depois, Vuaden encerrou um dos jogos mais tensos do Gauchão 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário