terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

São José 2x1 Grêmio - Gauchão 2012

Grêmio perde para o São José-RS e provoca Gre-Nal na próxima quarta

Carnaval vai se encerrar em Porto Alegre com clássico no Estádio Beira-Rio


 Os gols marcados por Francisco Alex e Marabá no segundo tempo não apenas levaram o São José-RS à vitória de 2 a 1 sobre o Grêmio, na tarde deste sábado - sobre a grama sintética do Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre - mas também confirmaram a realização de um Gre-Nal já na Quarta-Feira de Cinzas.
Com a derrota o Grêmio terminou a fase classificatória da Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho - na 4ª colocação do Grupo 2, com 13 pontos, obrigando-se a enfrentar o Inter - 1º do Grupo 1, com 16 - em jogo único na próxima quarta-feira, no Estádio Beira-Rio. O São José-RS também passou de fase, como 2º do Grupo 1, e vai enfrentar o Caxias no início da fase eliminatória.
A classificação do Grêmio foi possível apenas em razão da derrota do Cruzeiro de Porto Alegre nos tribunais. A equipe adversária do Tricolor no Grupo 2 perdeu seis pontos em razão de polêmica na inscrição do atacante Jô. Caso tivesse mantido a pontuação conquistada em campo, teria deixado o Grêmio em 5º, fora dos "matas" da Taça Piratini.
Kleber na partida do Grêmio contra o São José (Foto: Edu Andrade / Ag. Estado)Kleber se esforçou, mas Grêmio perdeu para o São José-RS (Foto: Edu Andrade / Ag. Estado)
Tempo quente, jogo frio
Para facilitar a adaptação ao piso artificial, as primeiras jogadas do time de Caio Júnior buscaram diretamente os atacantes. Com um minuto André Lima perdeu gol feito, e pouco depois Kleber obrigou o goleiro Tiago Volpi a realizar outra boa defesa.Irritados com as condições do jogo - sensação térmica próxima dos 42º C agravada pela grama sintética - os gremistas resolveram atrasar o início como forma de protesto: entraram em campo dez minutos depois do horário.
Em razão do calor, o árbitro Jean-Pierre de Lima proporcionou uma parada técnica, momento no qual os jogadores não apenas beberam água à sombra, como também colocaram os pés em baldes de gelo - especula-se que os jogadores das duas equipes tenham usado absorventes femininos entre os pés e as meias para manter a água gelada dentro das chuteiras, amenizando o efeito da borracha quente do gramado sintético.
Com o retorno ao jogo, Kleber seguiu destacando-se. Por três vezes o Gladiador, em giros e conclusões sobre os zagueiros, obrigou o goleiro Tiago Volpi a boas defesas. Nos acréscimos, André Lima conseguiu marcar de cabeça, mas o lance - duvidoso - foi anulado pela arbitragem, que apontou impedimento.
Gre-Nal confirmado
Do vestiário o Grêmio retornou modificado. Com dor no joelho, Marquinhos deu lugar a Leandro. O São José-RS também trocou. E saiu-se melhor. Francisco Alex, que substituíra Anderson Ataíde, recebeu livre na área, e às costas dos zagueiros gremistas bateu de canhota: 1 a 0, aos quatro do segundo tempo.
Logo depois, Léo Gago deu lugar ao estreante Souza, recém egresso do Porto. Outro reforço, o argentino Facundo Bertoglio, que chegou a Porto Alegre pela manhã, assistiu ao jogo com os dirigentes no estádio.
Sem muita criatividade, o Grêmio trocou passes de lado a lado, sem conseguir entrar na área do Zequinha. A solução dividiu-se em chuveirinhos e chutes de longe, ambos sem sucesso. E o São José-RS, sustentando a vitória, ainda ampliou aos 43: em contra-ataque rápido, Marabá recebeu livre e encobriu o desesperado goleiro Victor, que saía da área totalmente desprotegido.
Nos acréscimos, em lance com André Lima, o zagueiro Wágner marcou para o Grêmio o gol contra que fechou o placar em 2 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário